Posso pintar madeira com tinta de parede?
Não é recomendável usar tinta de parede na madeira! Os produtos possuem propriedades direcionadas para cada tipo de superfície. Aqueles direcionados para parede não são facilmente absorvidos pela madeira, gerando não só um resultado insatisfatório, mas menor durabilidade.
Tinta acrílica X tinta esmalte
A tinta acrílica é a melhor opção para pintar a parede. Ela é produzida com resina acrílica, impermeável e resistente ao mofo. Uma das principais características é a versatilidade dos acabamentos, que vão desde o acetinado e o fosco até o semibrilho.
Já a tinta esmalte é ideal para pintar madeira. Ela pode ser feita à base de solvente ou água, o que confere maior resistência e durabilidade na superfície. Você encontra opções inodoros ou que deixam um leve cheiro no espaço. O acabamento brilhante é tradicional, mas também há versões com resultado acetinado ou fosco.
Qual é a melhor tinta para madeira?
Agora que você já sabe que pintar madeira com tinta de parede não é a melhor opção, que tal se informar sobre as tintas ideais para esse tipo de superfície? Como dissemos, a tinta esmalte é a mais indicada, mas as opções não param por aí.
Além dela, o verniz é compatível com as superfícies de madeira. Ele é excelente para dar acabamento e proteção para o material. Adiciona uma camada protetora sobre ele, deixando-o mais resistente, durável e bonito.
O objetivo é obter o melhor resultado possível para a pintura, com excelente durabilidade, sem riscos de prejudicar o aspecto natural da superfície.
Proteger e colorir
Separamos as tintas para madeira em duas categorias. A primeira é “proteger e colorir”. Nela, você encontra diferentes tipos de tinta esmalte, como o Esmalte Pintou Secou, o Esmalte Grafite, o Esmalte Cor e Proteção, e o Esmalte Seca Rápido.
Proteger e manter o aspecto natural da madeira
A finalidade dessa categoria é manter o aspecto natural da madeira e proteger a superfície. Você pode optar por produtos voltados para o deck de piscina, que requer uma proteção um pouco maior, já que está diretamente em contato com a água. Verniz Proteção Máxima Deck e Stain Protetor dão conta do recado.
Caso a superfície não seja um deck de piscina, há opções incríveis de tintas para madeira. Madeira Protegida, Verniz Longa Duração, Verniz Seca Rápido, Verniz Tinta & Protege, Verniz Tripla Proteção e Verniz Proteção Básica são sugestões que não devem ficar de fora do seu radar.
Como pintar a madeira?
Tendo visto as melhores opções de tinta para esse tipo de material, que tal aprender como pintar madeira? Esse processo é dividido em três etapas muito simples.
Preparação da superfície
O primeiro passo é preparar a superfície. Comece protegendo com papel-pardo ou fita crepe, impedindo que a tinta escape para outros locais. Independentemente do tipo de madeira (nova ou repintura), não deixe de lixar no sentido dos veios.
Lembre de utilizar o material de proteção necessário para você, ou seja, óculos de proteção, máscara, sapatos fechados, etc. A sua segurança é tão importante quanto a do seu ambiente.
Superfícies novas
O processo para as novas superfícies de madeira é um pouco diferente. Depois de preparar a madeira, a recomendação é aplicar o Fundo Seca Rápido, que dá aderência ao material e prepara para receber a tinta.
Pintura da madeira
Nada de utilizar tinta para parede na pintura da madeira! Primeiro, caso seja necessário, dilua o produto de acordo com as instruções do boletim técnico. Despeje a tinta em uma bandeja. Utilize uma trincha para pintar os cantos e um rolo para as regiões maiores.
Deixe secar seguindo o tempo indicado no boletim técnico. Recomendamos aplicar de duas a três demãos de tinta para o resultado ser ainda mais eficiente.
Crédito: Suvinil