Como realmente tirar mofo da parede?
Resolveu reformar a sua casa e repintar alguns cômodos, mas não sabe como tirar mofo da parede? Que tal algumas dicas práticas para facilitar o processo?
O mofo é um dos problemas mais comuns em superfícies, principalmente naquelas localizadas em áreas úmidas. Ele deve ser solucionado rapidamente para garantir a beleza dos ambientes e a proteção dos moradores.
Para ajudar a retirá-lo e até evitá-lo no futuro, preparamos este artigo recheado de informações e dicas. Quer saber mais? Não perca tempo! Vem com a gente e confira!
O que é o mofo e quais são as causas?
Antes de descobrir o que fazer para tirar mofo da parede, é importante descobrir o que é e como essa patologia é causada. Também conhecido como bolor, trata-se de um tipo de fungo filamentoso que se desenvolve em matéria orgânica, localizada principalmente em ambientes escuros e úmidos.
Em superfícies como as paredes, é caracterizado por manchas ou pontos escuros, cinzentos e marrons. Ao não ser removido, continua crescendo sob o revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.
Perigos do mofo
O mofo na parede não é um risco apenas para a decoração dos ambientes, já que também pode trazer problemas à saúde dos moradores, transmitindo várias doenças. A longo prazo, a exposição ao organismo pode agravar quadros de asma, rinite, sinusite e outras questões respiratórias.
Além disso, inalá-lo pode gerar infecções graves, como pneumonia fúngica e até meningite. Por isso, ao notá-lo, é importantíssimo tratá-lo o mais rápido possível, impedindo que se prolifere em outras superfícies.
Como identificar?
Afinal, como identificar uma parede com mofo? Além da presença de manchas escuras, o fungo pode causar rachaduras na pintura e, em alguns casos, odor desagradável no ambiente.
Por buscar espaços quentes, úmidos e com pouca luminosidade, normalmente, aparece nos banheiros e nas dispensas. Fora isso, a proliferação acontece em questão de horas, sendo ainda mais fácil detectar.
Como limpar o mofo ou o bolor da parede?
Com todos esses detalhes, você já deve estar se perguntando como tirar mofo da superfície. O processo para limpar mofo de parede requer alguns cuidados. Por isso, separamos uma lista com tudo o que você precisa!
Materiais
Para começar, é necessário buscar por produtos para limpar o bolor das paredes. Nessa lista, estão: água, água sanitária ou cloro, esponja de limpeza e pano limpo. Se quiser realizar a repintura após a limpeza, também adquira lixa, mexedor, fundo preparador, tinta com aditivo antimofo de sua preferência e rolo indicado para a solução.
Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Outro ponto que deve ser levado em consideração para quem não sabe como tirar mofo da parede são os EPIs. Afinal, antes de colocar a mão na massa, é importante estar protegido. Os itens necessários são: óculos para pintura, luvas, máscaras e sapatos fechados.
Passo a passo
Com todos os materiais e EPIs em mãos, é hora de aprender como tirar mofo da parede. Para isso, veja o passo a passo da limpeza já com a repintura!
- Comece fazendo a mistura para tirar mofo da parede com a água e a água sanitária ou o cloro em uma proporção de 1:1 (1 parte de água para 1 parte de água sanitária) com o mexedor;
- Embebede a esponja de limpeza na mistura e aplique-a sobre a superfície, esfregando todo o mofo até ficar esbranquiçado. Deixe agir por dez minutos, passe um pano úmido com água e espere secar;
- Com a parede seca, lixe-a bem e remova o pó utilizando o pano úmido. Depois, aplique uma demão de fundo preparador para reunir as partículas soltas na superfície;
- Aguarde o tempo de secagem do fundo para realizar a repintura seguindo as instruções da embalagem.
Tintas Suvinil para parede!
Entre as opções, quem deseja se livrar de uma vez dos mofos e dos fungos nas paredes, em ambientes exteriores, pode investir na Suvinil Proteção Total. Com acabamento fosco, essa tinta elástica torna a superfície impermeável. Além de cobrir e prevenir fissuras, a composição protege as paredes contra infiltração, chuva, mudança climática e mofo.
Já quem procura por uma versão indicada tanto para ambientes internos, quanto externos pode apostar na tinta Suvinil Família Protegida. Oferecendo acabamento acetinado, essa tinta antibactericida evita que bactérias, fungos e mofo se proliferem na sua parede. O melhor é que a ação dura por até dois anos em ambientes internos.
Crédito: Suvinil