Um litro de tinta pinta quantos metros quadrados?

Ao escolher a melhor tinta para renovar o lar, é comum ter dúvidas relacionadas à quantidade ideal para a área, especialmente, considerando que existem produtos em diversos tamanhos de galões. Um dos questionamentos mais frequentes é: um litro de tinta pinta quantos metros quadrados?

Para ajudar a calcular a tinta necessária para a sua reforma, a Suvinil reuniu um conteúdo completo sobre o assunto. Por aqui, você confere algumas dicas para fazer esse cálculo e conhece uma tecnologia que pode auxiliar, caso não tenha facilidade com números.

Saiba qual é a área a ser pintada

O primeiro passo para solucionar a dúvida “um litro de tinta pinta quantos metros quadrados?” é determinar qual área vai receber a pintura. Para isso, existe uma conta simples. Antes de fazê-la, você deve medir a largura e a altura da superfície.

Com esses números em mãos, você pode começar a calcular a área da pintura. Para determinar uma superfície específica, multiplique a altura pela largura. Para calcular a área de um ambiente, some os resultados da conta anterior. Por fim, para a casa toda, some todos os cômodos.

Vale deixar claro que o resultado da área de uma superfície específica é medido em metros quadrados. Ou seja, você já tem a metragem correta. Caso as superfícies tenham portas e janelas, faça a mesma conta para elas e subtraia do montante final da área geral.

Conheça os tamanhos disponíveis

Cada fabricante tem um catálogo específico com galões em diferentes tamanhos. Por isso, é importante estudar isso com os valores da área a ser pintada em mãos. Em geral, os produtos vêm com a informação de quantos metros quadrados conseguem cobrir.

Uma regra importante que o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias trouxe para o mercado é que as fabricantes são obrigadas a fornecer a informação dos metros quadrados de acordo com o resultado final.

Ou seja, você saberá o valor correto depois das demãos necessárias pelo produto.

Você já percebeu que a resposta para a pergunta “um litro de tinta pinta quantos metros quadrados?” depende exclusivamente de como o produto escolhido funciona. Um galão de tinta de um litro específico pode cobrir 6 m², enquanto outro consegue pintar uma área maior.

Em geral, a resposta para “quanto rende um litro de tinta?” fica entre 6 e 11 m². Porém, depende muito da quantidade de demãos. Alguns produtos podem precisar de apenas uma camada para ter a melhor qualidade possível, mas outros exigem pelo menos três. Pense que sacrificar a durabilidade para ter economia pode não ser a melhor saída, significando retrabalho futuramente.

Cálculo na prática

Normalmente, as latas de tinta têm valores menores ou maiores que um litro. Por isso, é sempre bacana escolher uma pequena sobra em relação à área que você precisa cobrir. Assim, terá um respaldo caso precise pintar algum espaço.

Imagine a seguinte situação: uma tinta de 2 L rende 30 m². Ou seja, 1 L consegue cobrir a metade, 15 m². Se você tem um espaço que mede 17 m², precisa de pouco mais de 1 L, então, é bacana escolher a opção maior por conta dessa sobra. Veja como guardar a tinta restante da melhor maneira de acordo com o fabricante.

Calculadora da Suvinil: uma ótima aliada

Caso ainda esteja perguntando “um litro de tinta pinta quantos metros quadrados?”, existe uma solução rápida e prática: a Calculadora de Tinta da Suvinil. Comece colocando as medidas da superfície a ser pintada, vindas daquele cálculo ensinado anteriormente.

O sistema dá a opção de colocar a área total do ambiente ou especificar por parede, teto e espaço que não será pintado. Se tiver quatro paredes, por exemplo, adicione mais campos e coloque a altura e a largura de cada uma. Se não quiser contar o teto, basta adicionar essa opção lá.

Com os dados, o sistema calcula a quantidade de tinta por metro quadrado ideal para aquele produto específico. Você ainda consegue baixar o resultado e editar o cálculo, caso tenha errado alguma medida. Todas as páginas de produtos da Suvinil contam com a calculadora, o que facilita a compra.

Crédito: Suvinil