Como pintar rodapé? Saiba o passo a passo!

Está em dúvida sobre como pintar rodapé? Não se preocupe! A Suvinil te ajuda explicando o passo a passo, os materiais necessários e a técnica perfeita para o resultado sair de acordo com o esperado. Quer entender mais? Vem com a gente neste artigo especial sobre o assunto.

O rodapé é uma parte extremamente importante do ambiente, pois auxilia na preservação da pintura da parede. Além disso, pintá-lo deixa o ambiente esteticamente mais bonito e harmonioso. Por isso, separe os materiais e coloque as mãos na obra.

Quais são os materiais necessários?

A pintura de rodapé é feita com poucos acessórios. Tudo que você precisa é de pincéis (não é recomendado fazer esse tipo de pintura com rolo), tinta da cor que desejar, bandeja de diluição e materiais de proteção para você e para o ambiente, ou seja: jornal, plástico, fita crepe, óculos e máscara, caso ache necessário.

Passo a passo para pintar rodapé

Separando os materiais é hora de aprender como pintar rodapé. A Suvinil separou um passo bastante detalhado para você conseguir o melhor resultado possível. Vamos lá?

Preparação do ambiente

A primeira etapa é a preparação do ambiente. Afinal, você não quer que ele fique sujo de tinta após a pintura do rodapé. Forre o chão e a parede com jornal e plástico para a tinta não respingar e sujar essas regiões. Certifique-se de deixar o ambiente ventilado com as portas e as janelas abertas.

Limpeza do rodapé

Antes de saber como pintar rodapé, é preciso limpá-lo corretamente. Assim como as paredes, elimine toda a sujeira presente na região para não afetar o resultado. A melhor maneira de realizar a limpeza é usando detergente neutro e um pano limpo.

Faça o básico: umedeça o pano na água, aplique o detergente e esfregue delicadamente na superfície do rodapé. O resultado é uma superfície lisinha, de acordo com o que você deseja.

Bandeja

Agora que o ambiente já está preparado, despeje a tinta para rodapé de alvenaria na bandeja para diluição. Recomendamos enchê-la com 1 L de tinta, 3 dedos de espessura. Caso veja que o produto não está uniforme, retorne-o para a lata e use uma haste de madeira para mexê-lo.

Pincel na bandeja

Essa é a etapa mais rápida. Para iniciar o processo de pintura do rodapé, coloque o pincel na tinta (cuidado para não mergulhar completamente) e elimine os excessos nas bordas da bandeja. Procure não desperdiçar uma grande quantidade de tinta em cada aplicação.

Pintando o rodapé

Existe uma técnica especial para aprender como pintar rodapé. Independentemente do material de que a superfície é feita, madeira ou de cerâmica, segure o pincel na vertical e passe-o no rodapé, sempre da esquerda para a direita. Foque em manter o padrão e faça movimentos delicados.

Recomendamos eliminar o excesso de tinta do pincel para evitar que o resultado fique cheio de bolinhas e defeitos mais aparentes. Se sentir que o pincel está secando, basta mergulhá-lo na tinta novamente.

Segunda camada

Finalizou a primeira camada e sentiu que a cor não está correta? Passe uma segunda camada! O importante é sempre obter demãos finas e esperar a secagem da demão anterior, que varia de acordo com a tinta.

Retire a proteção do ambiente

Toda a proteção do ambiente, com jornais, fita crepe e plástico, deve ser retirada, pelo menos, duas horas após a aplicação da tinta. Esse é o tempo mínimo para ela ficar relativamente seca. Também faça isso após finalizar as duas camadas, caso sejam necessárias.

É importante retirar a fita crepe antes da secagem completa da tinta. Caso contrário, há a chance da tinta ser removida junto da fita e estragar o resultado da pintura.

Qual é a melhor cor para pintar o rodapé?

Muito se diz sobre as cores de tinta para rodapé serem da mesma tonalidade da parede. Porém, isso não é uma regra, apenas uma possibilidade. Você pode optar por uma tonalidade semelhante ao piso ou até similar às portas e às guarnições.

Crédito: Suvinil