Afinal, o que são formas orgânicas na decoração?

Para entender o que são formas orgânicas, é preciso ter em mente que esses desenhos podem ser encontrados na natureza, como flores, plantas, águas, céu e animais. Isso significa que possuem curvas em referência a um organismo vivo, transmitindo a ideia de flexibilidade.

Nos últimos tempos, as formas orgânicas ganharam cada vez mais espaço na decoração. Isso é resultado do interesse das pessoas pela sustentabilidade e da ideia de biofilia, que tem como objetivo aproximar o ser humano da natureza.

O estilo ganhou ainda mais força durante o período de isolamento social. Afinal, como as pessoas ficaram mais tempo em casa, buscaram formas de levar a natureza para os lares, com o objetivo de aumentar o bem-estar.

Vantagens de usar formas orgânicas na decoração

Muito além do ponto estético e do bem-estar, as formas orgânicas possuem diversos benefícios para os espaços. A seguir, separamos alguns exemplos:

  • é mais fácil combinar as formas orgânicas com outros pontos da decoração;
  • sem cantos e quinas, os objetos feitos com essa técnica oferecem menos risco de acidentes, sendo boas escolhas para casas com crianças, animais de estimação e idosos. Também são ótimos para apartamentos pequenos, já que melhoram a circulação dos espaços;
  • as formas orgânicas proporcionam mais ergonomia no mobiliário, já que se adéquam melhor às curvas do corpo;
  • na pintura, deixam o ambiente harmônico e suave.

A pintura orgânica em parede é uma boa forma de levar o estilo para o seu lar sem gastar muito, nem fazer uma reforma. Nesse caso, vale explorar a criatividade para criar desenhos encantadores. Em relação às cores, você pode optar por tons que remetem à natureza, como Calcita Alaranjada, Cor do Céu e Acelga no catálogo da Suvinil.

Créditos: Ori Interiores / Suvinil